Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ÁUDIO - CANTORAS EM ASCENÇÃO

Estréia hoje a sessão ÁUDIO em nosso blog.

Durante a semana, novas sessões para escutar (e conhecer) essas cantoras - algumas já conhecidas, outras nem tanto... quem sabe você não passe a gostar de alguma delas!

Hoje, cantoras que estão em ascensão em suas carreiras - de 3 a no máximo 6 discos lançados, estejam eles vendendo muito ou (ainda) não.

Aperte o play, e boa viagem!

JOSS STONE

Ela tem apenas 24 anos. Com 4 álbuns lançados (e um quinto no forno, prontinho pra sair), já conquistou milhões de pessoas com sua voz poderosa, seu carisma e beleza.
Hoje, vamos ouvir um de seus grandes sucessos, You had me - do disco Mind, Body & Soul, de 2004.




Download this mp3 from Beemp3.com


FEIST

Em 2007, Feist lançou seu terceiro álbum, The Reminder. Um dos sucessos é 1234 - isso mesmo, "one two three four" - e eu aposto que você já viu o clip, onde ela dança em um galpão com vários bailarinos... numa única tomada, e tudo dá certo! Haja ensaio! Além disso, Feist já fez uma participação especial no infantil Vila Sézamo, adaptando a letra para o entendimento das crianças. Curta!

Feist - One Two Three Four .mp3
Found at bee mp3 search engine


KELLY CLARKSON

O mundo todo acompanhou em 2002 a força e a energia de Kelly no programa American Idol. Uma voz potente, jeito determinado e muita simpatia fizeram com que ela não só vencesse o programa, mas se firmasse no mundo da música. Já está em seu 4º CD, All I Ever Wanted, de onde temos seu primeiro grande hit - My life would suck without you.

Kelly Clarkson - My Life Would Suck Without You .mp3
Found at bee mp3 search engine


TINA DICO

Dinamarquesa, ex atriz de T.V., Tina vem se firmando cada vez mais no cenário musical. Influenciada por artistas como Leonard Cohen e Shawn Colvin, seu jeito suave de cantar transforma cada música em um momento único. Nobody's man, do disco In the Red ( o 4º, de 6 no total), é um desses momentos.

Tina Dico - Nobody's Man .mp3
Found at bee mp3 search engine


DELTA GOODREM

Fechando com chave de ouro, uma dose de Delta Goodrem. Australiana, cantora e atriz, lançou em 2003 seu primeiro - e melhor - álbum, dos três que já tem na carreira: Innocent Eyes. É desse álbum que temos Lost Without You, um de seus maiores sucessos.

Delta Goodrem - Lost Without You .mp3
Found at bee mp3 search engine

Bom, por hoje é só. Elogios, críticas, pedidos de músicas, fiquem à vontade. Até a próxima!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ESSA É A VIDA DE AMY McDONALD

É início dessa década, um incerto porem próspero século vai nascendo. O mundo ainda não sentiu a crise financeira, e vê os EUA e a Europa unidos contra ditadores e guerrilheiros do Oriente Médio. Novos tempos, velhos fantasmas assombram o mundo.

Longe de tudo isso - mas nem tanto -, na fria cidade escocesa de Bishopbriggs, a adolescente Amy Macdonald adora música. Ainda mais agora, que seu pai havia acabado de lhe dar um violão, e os shows que assistiu de Travis, Peter Doharty (dos Libertines) e Fran Healy não saem de sua cabeça. Mal os 15 anos completados, e ela já está tocando e cantando nos pequenos bares da cidade de Glasgow, uma voz ainda estridente mas adocicando com o passar das noites.

Como todo adolescente, a inquietação e os questionamentos sobre a vida e o mundo permeiam seus escritos, e é sobre tudo isso que ela compõe sua primeira música, Youth of Today.

"And we are the youth of today,
Change your hair in every way,
And we are the youth of today,
We'll say what we want to say,
And we are the youth of today,
Don't care what you have to say at all."

O tempo passa, e Amy vai amadurecendo seu trabalho, até fazer sua primeira demo, com a música Poison Prince - meio sobre a vida do tal Peter Doharty. Aí começa aquela via crucis - abre show pra outras pessoas, paga um mico gigante tocando ao vivo em loja de disco, como se fosse um bicho numa jaula... enfim, coisas da vida. Mas até que vale a pena, o single chega à incrível marca de 136° na parada britânica de singles! (Curiosamente, na Suiça ela se sai melhor, 58°. Se bem que lá devem ter menos singles, né?)



Bom, seu futuro está traçado... os shows vão aumentando, a procura no myspace crescendo, e tá na hora de lançar o primeiro disco! This is the life, seu álbum de estreia (e único até agora, fora a edição deluxe, com CD duplo), sai exatamente no dia 30 de julho de 2007, pela Vertigo - a mesma do The Killers, uma de suas influências. Resumo da ópera de lá pra cá: mais de 2 milhões de CD's vendidos, primeiro lugar numa pancada de países (incluindo os acolhedores suiços, mas excluindo-se os irlandeses, meio nariz-virado com os scotchs, e os EUA, onde ela fica só em 94° na Bilboard), e shows, muitos shows, um atrás do outro.

Na minha opinião, todo esse sucesso em menos de 2 anos tem, sim, razão de ser. O disco é bom, do começo ao fim. A faixa título é um hit chiclete, daqueles que não dá pra parar de ouvir. Mas tem também Poison Prince, a excelente Run, a "quase engraçada" Footballer's Wife (ela namora um perna de pau inglês, ironia do destino), a hiper criativa Let's Start a Band, e a comovente Caledônia, cover do Dougie MacLean que uns 9 de cada 10 escoceses já regravaram - só pra citar quase todas as músicas, deixando vocês com água na boca (mas o link pra baixar as músicas tá aqui, eu sou bonzinho).





Outros 2 fatores são adoráveis também - não sei se complementam seu sucesso ou é a própria razão de ser dele: Seu estilo musical e sua voz. O estilo fica no já batido folk rock - todo mundo se acha folk hoje em dia, até a Mallu Magalhães (deixa pra lá esse assunto, já me dá alergia só de pensar), mas é um folk diferente, talvez por ser escocês, talvez porque, realmente, é folk e ponto final. O estilinho agudo do violão, aquela coisa meio country e meio Bob Dylan se encaixam nessa audição - onde Poison Prince e A Wish for Something More são seus principais expoentes. E sua voz - ah, é praticamente o mais legal dela! Sabe aquele sotaque hiper aberto dos bretões? O dela é uns 200% mais acentuado ainda. Sério, não tô exagerando. Tá bom, eu tô, mas que é uma delícia de ouvir e se encaixa muito bem nas músicas, isso é verdade. O tom é suave e doce, ficando um pouco mais forte nos refrões (ouça o cover do The Killers, Mr. Brightside (ao vivo), que você vai perceber bem).

As consequências de tudo isso estão bem representadas nas premiações... a lista já está grande, tem o Swiss Music Awards de melhor álbum e melhor canção internacionais (esses suiços definitivamente foram com a cara dela), Silverclaf Awards e Tartan Awards de revelação do ano, German Echo Awards de revelação internacional, e até, pasmem, levou o Scotish Person of the Year - é mole ou quer mais? Bom, meio sem querer, ela tem tido muito mais. Lá na noite de premiação do German Echo Awards, estava ela feliz e contente no camarim (ela se apresentou ao vivo), quando chega esse "bilhete" em suas mãos:

"Amy, venha dar um oi para seu fã clube - Bono, The Edge, Adan e Larry"

Bom, depois de quase entrar em estado de choque, a pós adolescente foi lá cumprimentar seus fãs - o U2, em carne e osso - , e o Bono dizendo coisas do tipo "você é brilhante, está fazendo coisas diferentes do que está por aí, é maravilhosa e única". Ah, para né? O Bono elogiando uma cantora, assim, do nada, a menina mal saiu das fraldas musicais... eu no lugar dela morria. Ao invés disso, ela agradeceu (claro), tirou umas fotinhos com eles e levou seu prêmio pra casa. Sim, ela tá podendo!

Tem irlandês que gosta da Escócia...


E que ela continue assim, humilde (como demonstra em seu blog no myspace), compondo boa música, divertindo e encantando a galera. Essa é sua vida, e que a gente possa acompanhá-la por muito tempo ainda.

sábado, 25 de junho de 2011

QUEM SOU EU, QUEM SÃO ELAS

Eu não sou crítico especializado. Não sou jornalista, nunca fui contratado para escrever algo sobre alguém ou alguma coisa. Considero-me, sim, escritor e poeta, mesmo não tendo (ainda) um livro publicado.

Portanto, fazer críticas e pesquisar sobre a vida e a carreira dessas cantoras internacionais, não passa de um hobby, uma paixão, um prazer. A música tem vantagens que transcendem os limites das profissões, dos diplomas, das especialidades... a música é sentida, e todos nós temos sentimentos. Gostamos, amamos, desgostamos, odiamos... ás vezes tudo isso de um único artista.

Vozes femininas sempre me fascinaram. Adoro bandas como U2, Pink Floyd, ou mesmo cantores como Richard Marx e Joe Secada. Mas o meu prazer sempre é maior por bandas onde o vocal é feminino, ou por cantoras em carreira solo. É um modo "machista" de encarar a música? Talvez, não posso negar o apreço que às vezes sinto por determinadas "beldades", mas não é a regra. Cantoras que pouco ou nada tem de sensualidade e beleza também me agradam, e estarão aqui. Aliás, até as que me desagradam em tudo estarão aqui. O gostoso de pesquisar, correr atrás, ouvir pela primeira, depois pela enésima vez, não significa cair em nossas graças auditivas. Não sou capaz de "jogar fora" material de pesquisa por não ter apreciado o que vi e ouvi. Antes, acabo mergulhando ainda mais na pesquisa, para rever conceitos, continuar com os mesmos, ou até, quem sabe, me convencer do contrário.

Ao mesmo tempo, não vou negar, tenho as minhas preferidas... muito em breve, assim que o blog já estiver num determinado grau de funcionamento, farei meu próprio ranking, e postarei aqui. E o atualizarei, de acordo com o tempo.


REGRAS... ORDEM... DETALHES... CRITÉRIOS...


Como farei esss críticas? Sobre quem, qual a ordem? Eu confabulei por um tempo, e cheguei a certas regras que parecem fazer sentido - mesmo que, uma vez ou outra, eu as altere.

1 - A ORDEM - Alfabética? Por gosto? Por estilo? Não, resolvi fazer assim: uma postagem de uma cantora nova, começando a carreira, no máximo lançando o segundo trabalho; depois, uma que esteja no meio de sua carreira - ali entre o terceiro e o quinto trabalho, ou que só recentemente começou a aparecer mais na mídia; por último, aquela que está no auge de sua carreira, ou que, por conta do tempo e da idade, já possam ser consideradas "veteranas" - talvez até, isso inclua as que encerraram sua carreira, ou estão em um significativo hiato, para quem sabe romper o silêncio algum dia. E depois, começar tudo de novo... a novidade, a ascensão, o auge... (alguma relação com nossas próprias vidas?)

2 - O CRITÉRIO - Uma vez que a cantora esteja sendo avaliada, não exitarei em colocar meu gosto pessoal - o que não significa deixar de reconhecer a qualidade de quem não gostei, ou mesmo adimitir falhas e defeitos de quem gosto. Tudo será avaliado - meu gosto, a voz, o estilo, as músicas em si, a carreira... ok, adimito de novo, vai entrar umas pitadas de cunho machista, ou alguma "piadinha" que achar pertinente. Faz parte, e nada como o bom humor pra levar a vida, já que isso aqui nada mais é que uma curtição.

3 - DETALHES - Tá esperando a crítica sobre o novo clip, a nova dança ou a nova mostrada de calcinha da Britney Spears? O novo disco da Madonna? A nova estrela pop das paradas? Então esqueça, não leia meu blog. Não olho as paradas de sucesso, não escuto rádios da moda, e tenho um quase pré-conceito sobre essas cantoras robóticas que a indústria inventa pra enriquecer. Não que eu não goste da Madonna - até curto, muito mais os anos 80 e 90 do que agora, mas curto. Mas não é esse meu interesse. A Madonna todo mundo conhece, sabe a vida dela de trás pra frente, ela aparece mais no Jornal Nacional que o Lula. Não preciso esmiuçar a vida e a obra dela - isso já foi feito por muita, muita gente. Minhas intenções passam longe disso, vocês vão perceber.


SUGESTÕES? CRÍTICAS? UMA ESMOLINHA? FIQUEM À VONTADE

A caixa de comentários está aí, aberta a todos. Meu email tá no about me. Podem criticar minhas críticas, podem concordar, discordar, me oferecer um emprego, qualquer coisa. Ou não - leiam e ouçam tudo, e tchau. Repito: faço por gosto, não por audiência. Se assim o quisesse, faria um blog com fotos sensuais da Britney, da Fergie, da Madonna, Mariah Carey...

Hum... pensando bem... não seria má idéia... (risos contemplativos).

Brincadeiras à parte: boa leitura, boa audição... e boa viagem!